quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Já Roubei Livros



Olá,


A Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão divulgou as novidades da Biblioteca Central para o ano de 2009 e informou que durante esse período de férias acadêmicas, os funcionários da biblioteca estão fazendo a organização do acervo e a inclusão de mais estantes para o recebimento de novos livros. No ano de 2008 foram adquiridos 900 títulos e 4.000 exemplares, com o crescimento calculado em 3% no acervo. Já está prevista, para março de 2009, a compra de mais livros e a renovação na compra de periódicos.

Mas o curioso é fazer uma reflexão sobre os dados do Relatório Anual de Gestão 2007 do Núcleo Integrado de Bibliotecas:
Foi detectada uma perda de 30% dos livros, principalmente de títulos novos. O acervo que representou maior perda foi o de Ciências Sociais, com aproximadamente 12% de livros desaparecidos e a menor perda foi em Religião. Estão cadastrados na Biblioteca Central uma média de 220.000 exemplares.





Confesso! Quando era adolescente roubei os três volumes da coleção Língua, Literatura e Redação, José de Nicola da biblioteca da minha escola. Confessei o roubo num encontro de formação de professores promovido pela Editora Scipione para o autor. O mesmo me presenteou com uma nova coleção autografada, dizendo:

- Pronto, agora você não precisa mais roubar da biblioteca!
Já era professor, autor de livro didático e além de ter frequentado várias bibliotecas, inclusive a Torre do Tombo de Lisboa, tinha contribuido com a formação de vários novos leitores com Leituras Compartilhadas, Roda de Leituras, doações de livros e organização de algumas bibliotecas no interior do Maranhão. Além disso, já tinha levado meus alunos várias vezes para conhecerem o acervo da Biblioteca Central da UFMA e Benedito Leite (recomendo a seção de periódocos, no andar superior, onde você pode ler o jornal do dia de seu nascimento e pesquisar em jornais dos séculos 19 e 20 ).
Hoje tenho uma biblioteca razoável. São livros de História, Educação e principalmente Literatura. Vez ou outra empresto e peço emprestado. Alguns voltam, outros não. De certa forma acho que os livros tem que circular por várias mãos. Ser lidos e passado adiante.
É fato que que parte do patrimônio público está sendo tomado por alguém. Mas pensemos assim, de forma transgressora: o que aconteceu com os livros roubados da Biblioteca Central?
Se ficaram largados num canto qualquer, é crime. Se uma ou mais páginas foram arrancadas e deixados nas estantes, impedindo a leitura, também é crime. Mas se foram lidos, relidos e passado adiante, que Deus perdoe!
Da redenção desse pecado podem surgir novos autores, pesquisadores, editores, professores...
No mais sugiro a compra de vários exemplares de livros para todas as bibliotecas públicas do Brasil. Mas com uma recomendação carimbada nas páginas dos livros:
permitido levar, mas depois de ler passe adiante.
Fonte: ASCOM - UFMA

Um comentário:

  1. bem é muito crito esta parte mais,é bom saber por telinha de computador que vc já cometeu tal pecado.hehe!(q descoberta hein?!.
    é verdade um aspas:que é errado ficar com livro da comunidade mais como vc disse "que passe adiante" é melhor. confesso(agora me lembrando)já fiz isso mais passou adiante!
    bom dia.

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.