terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Programação Parque Botânico Vale - Fevereiro


A programação do Parque Botânico Vale deste mês foi especialmente preparada para homenagear o Carnaval. São oficinas, exposições, cursos e atividades voltadas para todas as idades.

De 11 a 13/02, das 9h às 12h, o artista plástico Dalton Costa ensinará como reutilizar resíduos na produção de artigos carnavalescos, com a oficina "A arte das máscaras de carnaval".
O artista começou na infância, incentivado pelo pai e já produziu bonecos gigantes, além de adereços e cenários para espetáculos. Segundo Dalton, as peças são feitas com reaproveitamento de sucata, que ele denomina de "arte com sucata".

A exposição "Fantasias e Máscaras" ficará em cartaz no Salão de Exposições, de 17/02 a 08/03, das 9h às 17h. A mostra pretende revelar a delicadeza e o luxo das fantasias do Carnaval maranhense. São adereços de escolas de samba e blocos carnavalescos locais, sempre com foco na preservação do meio ambiente.

Dando continuidade a programação, acontece de 06 a 15/02 a exposição "Arte do Fogo", que reúne trabalhos em azulejos e porcelanas de 23 alunos das comunidades da Camboa e Itaqui-Bacanga.
Com o tema, Conservação de Áreas Protegidas, a bióloga Laís Rego falará sobre a função e as características de áreas verdes protegidas como parques e reservas, dentro dos grandes centros urbanos. No curso, que será realizado de 17 a 19/02, a bióloga vai expor exemplos das áreas maranhenses protegidas e seus principais impactos.

Cultivar pequenas hortas em espaços como uma cobertura ou varanda de apartamento, terraços, quintal ou até mesmo um pequeno vaso estão entre as técnicas que serão ensinadas no curso "Hortinha de Temperos", que acontece de 10/02 a 14/02, das 9h às 12h, no viveiro de mudas do Parque.
Os alunos conhecerão os materiais necessários para montar a hortinha e os cuidados que cada espécie necessita. Também receberão uma apostila sobre as ervas mais usadas na culinária.

E durante todo o mês de fevereiro acontece a Caminhada Orientada do Parque. A proposta é unir os benefícios da atividade física ao prazer de contemplar a natureza. O programa atende 100 pessoas e inclui avaliação física e instruções de coordenação motora, para que assim, o participante alcance resultados satisfatórios.
Os encontros acontecem três vezes por semana, das 7h às 9h da manhã. Além do acompanhamento com profissional de educação física, ao longo de cada mês, os participantes recebem informações em palestras educativas sobre os benefícios da caminhada, combate ao sedentarismo, atividade física na terceira idade, motivação e saúde, obesidade; entre outros temas.

As aulas temáticas são uma atração à parte, nelas o participante conhece outras alternativas de atividades físicas, como o tai chi chuan, yoga, ginástica dos animais, shiatsu (massoterapia), ginástica holística, dança de salão (ritmo de carnaval). Confira as datas: dia 12/02 - Oficina de Dança de Salão (Ritmo de carnaval), dia 17/02 - Prática de Ginástica localizada, dia 19/02 - Palestra sobre alimentação saudável, dia 26/02 - Aula de Yoga.

O Parque oferece ainda ao visitante como opção de passeio as exposições permanentes sobre a Vale e os Ecossistemas do Maranhão, além das trilhas ecológicas. O visitante deverá ficar atento aos horários de saída dos grupos às trilhas: 9h40, 10h40, 14h40, 15h40. É recomendado utilizar calça e sapatos fechados para percorrer as trilhas.
Inscrições e agendamento de visitas ao Parque Botânico podem ser feitos por telefone: 3218 - 6245.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.