quinta-feira, 26 de março de 2009

Inauguração da sala do Grupo de Trabalho UFMA/São Luis-400 anos

O professor do Departamento de Sociologia e Antropologia (DESOC), Dr. Alexandre Fernandes Corrêa, inaugura no próximo dia 27 de março, sexta-feira, às 17 h, as novas instalações do Grupo de Trabalho UFMA/São Luis-400 anos, localizada no prédio do Antigo Ceb-Velho.
Para marcar a solenidade, Corrêa apresentará, na Área de Convivência, a proposta que vêm desenvolvendo sobre as comemorações sócio-históricas de 350 anos de fundação da cidade de São Luis, ocorridas em 1962 (foto).
O projeto consiste numa campanha de recuperação de fotografias e outras imagens relacionadas às comemorações da época. O Grupo de Trabalho coordenado pelo professor pretende contribuir com os eventos e promoções culturais para as comemorações dos 400 anos de fundação da cidade e dos 46 anos da Universidade Federal do Maranhão, ambos a serem completados em 2012.

Ao final da apresentação, serão lançados três livros, sendo dois de autoria de Alexandre Corrêa. O primeiro – O Museu Mefistofélico e a distabuzação da magia: uma análise do tombamento do primeiro patrimônio etnográfico do Brasil – é fruto de sua pesquisa de pós-doutorado, realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O segundo é a adaptação de sua dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal de Pernambuco, intitulado Festim Barroco: um estudo do significado cultural da Festa dos Prazeres em Pernambuco. O terceirolivro – Psicanálise e saúde mental: a análise do sujeito psicótico na instituição psiquiátrica – é de Adriana Cajado Costa, vice-líder do Grupo de Pesquisa. As três publicações saem pela EDUFMA, com apoio do Programa de Pós-Graduação Cultura e Sociedade – Mestrado Multidisciplinar (PGCult) e do projeto e-ufma (http://www.eufma.ufma.br/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.