quarta-feira, 15 de abril de 2009

A Festa da Menina Moça Guajajara




De tudo um pouco: apresentação de documentários com temática etnológica, divulgação na TV, venda de artesanato e a discussão sobre o ritual de passagem da menina moça dos Guajajaras. Assim foi o segundo dia da Semana dos Povos Indígenas 2009...
A Festa da Menina Moça dos Guajajaras
Na plenária do teatro Alcione Nazaré os Guajajaras, Alberlina Cassemiro, Surama Santa e José Virgulino Pompeu apresentaram e discutiram com o público presente a realização da Festa da Menina Moça, também chamada de Festa do Moqueado.
Nos contaram que o rito de passagem da festa da menina moça é uma tradição entre os Guajajaras e começa com a menstruação da menina por volta dos 12 anos de idade. Ela avisa a família e fica na "tocaia", reclusa por oito dias.
Depois disso, os mais velhos começam a cantoria, a menina sai correndo para tomar banho no rio e não pode cair, senão cairá na vida também.
A partir daí ela vai ralar macaxeira, fiar algodão, tecer e outras atividades caseiras permanecendo de resguardo por um ou dois anos sem comer carne até o dia de sua festa, quando finalmente assumirá sua vida como adulta.
Durante a festa, o moqueado é feito apenas de caça nativa e se não fizer a festa conforme a tradição dos mais antigos, os indígenas acreditam que aquela garota não terá um bom destino na vida.
A festa é uma prova de que os índios não perderam seus costumes.
Amanhã, 16
A mesa redonda do rito de passagem dos canelas foi adiada para a manhã do dia 16, e abrirá a discussão de Movimento Indígena Nacional das 8:30 às 12 hs.
Pela tarde, permanece a mesa redonda: Escola Krikati e a luta por uma educação diferenciada, das 14 às 17 hs.
Fotos: Discussão sobre a Festa da Menina Moça Guajajara; Presença de alunos da rede estadual de ensino na plenária (CEM-Anexo São Cristóvão); Damasceno divulgando a Semana dos Povos Indígenas 2009 na TVE e Guajajaras dão entrevistas para documentário local). Marcus Saldanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.