quarta-feira, 27 de maio de 2009

Parque Botânico Vale Aniversaria

Inaugurado em 5 de junho de 2008, o Parque Botânico Vale em São Luís, já atendeu mais de 70 mil visitantes, entre grupos de escolas, grupos da comunidade, empregados.
Encravado em um dos raros remanescentes florestais da Ilha de São Luís, com uma área de aproximadamente 100 hectares, predominam em seus platôs a formação florestal típica dessa ilha, com destaque para espécies amazônicas, margeada por matas ciliares. Apresenta ampla diversidade florística, de espécies como o Pau-marfim, o Pequi e o Angelim. No que se refere à fauna, abriga espécies tais como o Macaco-prego, o Macaco-capijuba, o Gato-maracajá, a Preguiça, a Cutia, o Tatu-peba, a Paca e o tamanduá-mirim, além de belas aves como o Beija-flor-vermelho, o Beija-flor-violeta e o papagaio Maracanã-do-buriti.
Constituindo como um dos patrimônios ambientais e um centro de educação ambiental e cultura em São Luís, o Parque Botânico é hoje um laboratório ao ar livre, onde mais de 18 mil estudantes, oriundos de 287 instituições de ensino de São Luís e de vários outros municípios, já participaram do programa de visitação.
Entre os projetos de destaque, o programa de eventos do parque promoveu 195 encontros como seminários, palestras, oficinas e cursos, com destaque para os cursos de produção de mudas, horta familiar, jardinagem, projetos culturais como “A hora do conto”, “Música no Parque”, “Semana da Leitura”, “Programa Trilha da Saúde” que promove caminhada orientada no parque, e as exposições culturais de fotografias, quadros, esculturas, artesanato, entre outras expressões da cultura do Maranhão.
Na semana do meio ambiente, o parque vai comemorar um ano de atividades com uma programação especial com exposições, recreação, teatro, doação de cerca de 2000 mudas de várias espécies como o ipê-amarelo, ipê-roxo, fava-de-rosca, juçara, para todos que visitarem o Parque durante a semana.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE JUNHO
Exposição História da Paleontologia no Maranhão
Local: Salão de exposição do Parque
Data: 01 a 16 junho
Horário: 9h às 17h

SEMINÁRIO – Semana do Meio Ambiente
Tema: “Responsabilidade social e sustentabilidade”.
Palestrante: Professora Clarissa – biólogo, mestre em biodiversidade e conservação
Data: 02/06
Horário: 15h00

Tema: Palestra Evolução das Espécies – A teoria de Darwin
Palestrante: Manoel Alfredo , biólogo com doutorado em paleontologia
Data: 03/06
Horário: 15h00

Tema: Palestra “A história da Paleontologia no Maranhão.”
Palestrante: Ronny Anderson, biólogo, especialista em paleontologia
Data: 04/05
Horário: 15h00

Mini-curso– Biodiversidade de Ecossistemas Costeiros
Data: 01 e 03/06 – com visita técnica
Carga horária: 12 horas
Horário: 8 h às 12h
Nº de vagas: 25 participantes

Curso de Jardinagem Sustentável
Data: 01 a 05 de junho
Carga horário: 15 horas
Horário: 09h00 às 12h00
Nº de vagas: 30

Teatro - Biodiversidade – Companhia Cambalhotas
Local: Anfiteatro do Parque
Data: 03/06 – horários: 10h30 / 16h00
05/06 – horários: 11h00 /16h30

Desfile Reciclando a moda
A produção das alunos do curso Reciclando a moda promovida pelo Parque será apresentado ao público no encerramento da semana de meio ambiente.
Do lixo ao luxo, o curso teve como objetivo trabalhar o reaproveitamento de materiais na confecção de bijuterias, roupas e bolsas, sob a instrução da artesã Elza Gonçalves e Hana Hering.

Fonte: Parque Botânico Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.