terça-feira, 4 de agosto de 2009

Das Massinhas à Luta Ambiental e Social


Essa é Paula Saldanha. Até um mês atrás só sabia que ela era jornalista e apresentadora da série Expedições exibida na TV Brasil às segundas 19 hs e aos sábados 14 hs e que tinha sido apresentadora da TV Globo, quando ficou famosa no Brasil inteiro à frente da TV Globinho.

Depois que a conheci posso dizer que além disso, Paula Saldanha, 55 anos, é carioca de Paquetá, filha de uma pintora e ilustradora de mão cheia, mãe de quatro filhos, avó, esposa do biólogo e produtor Roberto Werneck com quem trabalha há mais de 30 anos documentando o Brasil, escritora, ilustradora, pioneira da ecologia no Brasil, e acima de tudo, militante das questões ambientais e sociais.

Durante a FLIP desse ano em Paraty, a incansável Paula conversou com a gurizada na Flipinha contando suas aventuras pelo Brasil e conscientizando as novas gerações sobre o meio ambiente e as minorias sociais. Fez o mesmo com adolescentes na Flipzona. Participou ainda, de uma manifestação na cidade pelos direitos das comunidades caiçaras, quilombolas e indígenas da região e sem o glamour do evento, esteve na única área reconhecida de remanescentes quilombolas do Rio de Janeiro - Quilombo Campinho - acompanhando de perto a proposta local de turismo étnico e desenvolvimento sustentável.

Enquanto apresentava seus livros e as pinturas de sua mãe na Flipinha os adultos lhe perguntavam sobre a TV Globinho. "Foram 14 anos na TV Globo, 6 anos na TV Globinho, de 1977 a 1983. Em plena época de censura. Tinhámos liberdade para criar, noticiar, num primeiro telejornal para crianças e jovens da TV brasileira... Foi bom, anos que valeram a pena, mas prefiro a liberdade que temos hoje de fazer e dizer as coisas do nosso jeito". resumiu, Paula Saldanha voltando a atenção para as crianças e adolescentes.


Revela para um guri de 5 anos que já quis ser astronauta e astrônoma. Para outro fala de primeiro livro que escreveu aos 16 anos de idade e que quando tiver velhinha, talvez fique fazendo o trabalho de ilustração.


Para os adolescentes destacou os anos na estrada. Já sofreu com dengue e um endema pulmonar na expedição à nascente do Amazonas, além das várias ameças de morte na região amazônica nos tempos de investigação da morte de Chico Mendes. Além de conhecer de perto comunidades e belezas naturais, Paula orgulha-se da expedição que comprovou que a nascente do Rio Amazonas fica mil kilômetros mais ao sul do Peru. "É comprovadamente o maior rio do mundo". reforça empolgada.

Atualmente a equipe de Expedição edita um documentário sobre o assunto. "Já enviamos documentos para que o IBGE corrija os mapas brasileiros" acrescenta Roberto Werneck, que contrariando a esposa, insistiu, para nosso deleite, em exibir parte deste documentário inédito, apresentado pelo filho, Pedro Werneck.

Sobre o trabalho em família Roberto revela: "Hoje já cansamos de brigar, já brigamos muito mais no passado, acho que estamos ficando velhos, rsrsrsr...não imagino outra vida que não essa ao lado dela, trabalhando juntos".

Suada, descabelada, elétrica, assim Paula Saldanha recebeu o meu livro didático de História do Maranhão. Disse-lhe que usava seus vídeos na minha aula e que lembrava das "massinhas" na TV Globinho.

Ela perguntou: - E como está aquela cooperativa criada para produzir polpas de frutas no interior do Maranhão?
Assim é Paula Saldanha.

Eis uma bom nome para a Feira do Livro de São Luís.

Texto: Marcus Saldanha
Foto: Ângela Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.