terça-feira, 30 de março de 2010

Lado de cá e lado de lá

Foto: Flávia Moura, Juracy Jr., Luiziane Saraiva, Adalberto Melo e Orlando Gonçalves Jr.
Sexta-feira à noite e a moçada lá assistindo, discutindo com Flávia Moura (Mídia e Direitos Humanos/UFMA); Dr. Juracy Jr. (Procurador da República) e Orlando Gonçaves Jr. (Comunicação Empresarial/Petrobras) "As Potencialidades do Jornalismo Contemporâneo" no III Fórum de Jornalismo da Faculdade São Luís. O Jornalista Xico Sá não veio, mas eis que Adalberto Melo (Faculdade São Luís) na sua condição de moderador entusiasmou a plenária com provocações, sorteios e carisma.
O trabalho escravo no Maranhão, o"Caso Nardoni" e o papel do jornalista investigativo x jornalista institucional tiveram destaque no debate, que dessa vez contou com ampla participação da plenária.
Do debate, sobraram reflexões sobre as perspectivas de uma profissão cada vez mais relevante e seus dilemas. Será que existem os que escrevem do lado de cá e os que escrevem do lado de de lá? Como fica a questão do furo de reportagem x segredo de justiça. Cá está o jornalista. Lá está o jornalista, miúdo, gigante. No insconsciente vale decalcar uma frase do "poeta sujo", Ferreira Gullar para servir de alerta permanente: "Onde há refúgio, há armadilhas e onde há armadilhas, há refúgio".
No ar, a polêmica discussão sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalista como temática para o próximo fórum.
Texto e foto: Marcus Saldanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.