quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Pedra na Memória

Dia 13 de agosto o público poderá conferir os resultados do projeto Pedra da Memória, que levou Pai Euclides Talabyan e uma comitiva da Casa Fanti Ashanti do Maranhão ao Benin. Coordenado pela musicista e pesquisadora Renata Amaral, o projeto recebeu o Prêmio Interações Estéticas da FUNARTE/MinC, promovendo um profundo diálogo entre a cultura dos dois países.

Ao longo de 4 semanas, a equipe visitou as cidades de Cotonou, Abomey, Ketou, Porto Novo, Ouidah, Allada, Pobe e Sakete, realizando encontros e registros audiovisuais de diversas tradições como os Toques de vodum, Zangbeto, Egungun, cerimônias Geledés, música Kudo e as tradições dos Agudás, os afrobrasileiros do Benin, descendentes de ex escravos e trabalhadores do tráfico escravagista que retornaram à terra natal quando a escravidão foi abolida.

Esta experiência transformadora resultou no documentário e na mostra fotográfica que terão pré estréia esta sexta feira na Casa de Nhozinho. Dirigido por Renata Amaral e editado por Diana Gandra, o documentário Pedra da Memória traz um diálogo estético entre as tradições populares do Brasil e do Benin (África Ocidental), em uma aproximação poética e reveladora conduzida pela memória de Euclides.

Fruto ainda da residência artística de Renata na Casa Fanti Ashanti, que se tornou Ponto de Cultura em 2006, também será lançado no evento o CD Boi de Encantado, do tradicional Bumba Boi Garotos do Cruzeiro da Casa Fanti Ashanti, um registro inédito que inclui mais de 20 toadas representativas dos 56 anos de atividades do Boi, compostas por Pai Euclides e seus encantados.

Completando a noite se apresentarão os grupos de Bumba meu Boi Garotos do Cruzeiro e do Tambor de crioula de Taboca Veneradores de São Benedito, ambos também da Casa Fanti Ashanti.

SERVIÇO:

PEDRA DA MEMÓRIA
Data: dia 13 de agosto, sexta às 19h30
Casa de Nhozinho
R Portugal, 185 – Centro Histórico
fone (98) 3218 9951
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.