quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Memória de Pedra - O roteiro


Assim surgiu o roteiro do documentário Memória de Pedra - no quadro magnético da Faculdade São Luís. O assunto já estava há anos na cabeça, mas era preciso organizá-lo para as filmagens. Utilizei uma técnica pedagógica que havia aprendido em um curso do Pueri Domus em São Paulo chamada de Mapa Conceitual, onde as ideias são interligadas, encadeadas numa sequencia conceitual.

A colega e parceira na produção do documentário, no alto de seus vinte e poucos anos estava ali para garantir que o professor aqui não fizesse um roteiro com cara de aula. Mas o fato é que em poucos minutos o quadro já estava todo tomado (foto). Tínhamos então um roteiro antes das primeiras filmagens. Francisco Colombo aprovou, tá aprovado.

É verdade quando dizem que uma câmara na mão e uma boa ideia na cabeça é tudo para um filme.Mas se você não é um gênio como Glauber Rocha e dispõe de pouco tempo para editar, é melhor tem um roteiro básico para seguir nas filmagens. ajuda muito a focar na captação de imagens e entrevistas. Fizemos, então o que pode se chamar de meio termo. Mas sei que um roteiro mas detalhado terá que ser feito para edição. É como digo: ele já está na cabeça! Está vindo!

Descobri um site muito interessante sobre roteiros, acho que a dica foi da Michelline Helena (Fortaleza), quando fiz a oficina de produção de roteiros com ela no Guarnicê de 2009 na própria Faculdade São Luís. Li vários, em especial, o famoso Ilha das Flores. Confesso que fiquei mais tranquilo quando descobri que quase todos os filmes partiam de um primeiro roteiro, muito diferente do que terminavam - havia então uma versão oficial, feita geralmente após a gravação de tudo. Tropa de Elite não foi assim! Capitão Nascimento não era principal até que alguém sacou que ele era o cara do filme, embora aparecesse em poucos minutos. Não teve jeito, chama o ator de novo e pede para ele gravar o áudio. Eis que o Capitão Nascimento vira o narrador e protagonista. Bingo!

Memória de Pedra já evoluiu bastante, depois de várias entrevistas desmarcadas esta semana, partimos hoje a tarde para gravar cenas externas de áreas que deveriam estar protegidas e viraram prédios públicos ou privados. Vamos registrar algumas obras públicas para caracterizar o crescimento "desordenado" da cidade ou a tentativa caótica de ordenar. Na segunda-feira mais uma sequencia de entrevistas.

Cá estou eu novamente com o braço imobilizado por conta de um jogo de futebol. Serão mais 10 dias. Agora fica mais difícil carregar o pesado equipamento de filmagem e/ou digitar textos como este. Mas não posso reclamar quando tudo vai bem. Não tenho dúvida do acerto que foi a escolha da equipe: Rafael Pirata, Jacelena Dourado, Wesley (edição), Francisco Colombo (orientação/assessoria/motivação)...e cada vez chegando mais: Luís Alfredo topou fazer a trilha sonora (agora só falta o estúdio) e a dupla Ted Magalhães e André Sioux já estão montando as cenas de animação. Vamo que vamo! "Nós somos fogo, nós somos fogo, nós somos fogo e gasolina".

Eis o link do site que disponibiliza os roteiros de documentários, incluiindo o clássico Ilha das Flores:
http://www.roteirodecinema.com.br/roteiros/documentarios.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.