quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Sávio Araújo Lança CD no Projeto Papoético



Apontado como um dos grandes instrumentistas brasileiros da atualidade, o saxofonista maranhense Sávio Araújo se encontra em São Luís, e lançará hoje, no Papoético, seu CD “Free Minds”. Sávio já se apresentou em vários países da Europa (Bélgica, Austrália, França, Suíça, Suécia, Portugal) e em Marrocos, tendo participado de festivais importantes como o de música instrumental de Sevilha (Espanha).

Sávio Araújo nasceu São Luís e começou a estudar música em 1978, na Escola de Música do Maranhão. Em 1980 se transferiu para o Rio de Janeiro, e ali morou durante seis anos. Em 1987 foi para a Alemanha, onde morou até o ano seguinte. Em 1989, transferiu-se para Portugal, e ali morou até o ano de 2010, retornando após essa data para o Brasil. No momento, vive no circuito São Luís, Rio de Janeiro, Europa, fazendo a sua base, contudo, em São Luís, a partir de agora.

No âmbito dessa dinâmica, Sávio vai divulgando a sua obra solo, iniciada em 1983, quando ele gravou seu primeiro CD, “Brasiliando”. Em seguida vieram outros discos, tais como “Sávio Araúo Live Quartet”, no qual são interpretados temas de Charlie Parker e Thelonius Monk, dentre outros; na obra, Sávio Araújo demonstra uma sensibilidade ímpar. Ele “bebeu, efetivamente, das melhores fontes - Charlie Parker, Art Pepper, John Coltrane, nomeadamente. Dominando tanto o alto como o soprano, Sávio mostra-se um imporvisador de talento num programa inteiramente preenchido por «standards»", como sobre ele se manifestou a crítica, em 1995. A obra integra uma discografia de 14 Cd’s já lançados pelo saxofonista maranhense.

Dentre os discos lançados, como “For You”, produção independente no qual interpreta músicas de Phil Collins, Frank Sinatra e Sting, Sávio navega por vários ritmos. “Toco músicas internacionais, invisto pelo experimental, contemporâneo, toco jazz, free jazz, então já frequentei vários estilos musicais e, cada vez mais, busco novos horizontes; agora mesmo, por exemplo, estou articulando um projeto, em parceria com um amigo, no qual pretendemos iniciar um trabalho no Centro Histórico de São Luís, a ser desenvolvido a partir de março deste ano. Ainda está em andamento, mas, imaginamos que a ideia seja um ponto de referência cultural em São Luís, no qual pretendo trabalhar em parceria com vários músicos maranhenses, enveredando pelo choro, MPB, jazz, num espaço alternativo como o Papoético, no qual se pode fazer algo diferente em São Luís”, diz Sávio Araújo.

O lançamento do CD “Free Minds”, com bate papo com Sávio Araújo, seguido de uma pequena performance musical do artista acontece hoje à noite, a partir das 19h30, no Chico Discos (rua de São João, nº 389 – A, esquina com rua dos Afogados – Centro de São Luís), em mais uma promoção do projeto Papoético. “A presença do notável artista que é Sávio Araújo em nosso projeto cultural consolida e expande a nossa proposta”, informa o poeta e jornalista Paulo Melo Sousa, coordenador do Papoético, cuja entrada é franca.


Sebo do Chiquinho: RUA DE SÃO JOÃO (ESQUINA COM RUA DOS AFOGADOS, ONDE TEM UM SEMÁFORO), 389 – A, ALTOS DO BANCO BOMSUCESSO, ENTRADA PELA RUA DE SÃO JOÃO.
 
Coordenação: Paulo Melo Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.