sábado, 5 de maio de 2012

Exposição Coletiva “4cem traços e cores de São Luís”


Intervenções artísticas em graffiti no espaço expositivo da Galeria.
 
Abertura: 11 de maio/ 2012, das 18h30 às 21h
Local: Galeria de Arte do SESC
Período de Visitação: 14 a 30 de maio/2012
Horário: 8h30 às 17h30
Plano de Visitas Mediadas – Agendamento prévio e gratuito: (98) 3216 3830
 
 
4cem traços e cores de São Luís
 
 
“As histórias dos graffitis se entrelaçam, se recriam.
Numa paleta de cores, assumem novas formas e matizes.
Os muros são o suporte, a morada de todos esses grafismos, ícones, histórias e memórias de uma metrópole.
O graffiti é assim.
Nasce da necessidade de passar uma mensagem.
Caminha em cores por ruas cinzas.
Provoca o olhar para a cidade.
Em cada símbolo, torna os muros sociais visíveis.
É poético. É ácido. É metáfora. É antítese.
Arte democrática e humanizadora”.
 
(GUTIERREZ, Carolina. Graffiti: arte de rua, poesia e protesto. In: Outras palavras, 2012)
 
 
            Irrompendo em meio a diversidade de intervenções visuais presentes na paisagem urbana de São Luís, a grafitagem destaca-se por criar fissuras poéticas que abrem caminho para visualização de retratos marginais da cidade e interferem na relação que as pessoas mantém com diferentes espaços.
            O graffiti estabelece uma relação visceral com seu entorno, imprimindo sentido e beleza em estruturas dos muros, prédios e casas, além de espaços degradados e esquecidos.
            Nesse sentido, as propostas de alguns grafiteiros merecem atenção exatamente pela ressignificação de elementos da arquitetura e do meio ambiente, que transformam-se em componentes das obras.
            O graffiti está na cidade, assim como a cidade está nele. Como tema, inspiração poética, suporte e elementos expressivo, as estruturas do ambiente urbano brotam nos trabalhos em composições dotada de rara beleza.
            Sem perder de vista a dimensão política da realização do graffiti em seu espaço de origem, a mostra “4cem traços e cores de São Luís”, apresenta o trabalho de três grafiteiros que experimentam novas possibilidades de criação com um projeto voltado para a Galeria de Arte do SESC/MA.
            Lançando um olhar sobre o aniversário de Quatrocentos anos da Capital, Gil Peniel, Edi Bruzac e OVNI (cujas produções assinalam um interesse pela simbiose entre imagem e suporte), trazem a rua para o interior da Galeria, num retrato contemporâneo sobre nossa cidade.
            A iniciativa ambiciona estreitar as relações entre o SESC e os produtores locais, dando uma nova visibilidade ao graffiti e explorando o potencial pedagógico da exibição dessa forma de expressão como parte de um projeto consolidado de mediação. Assim, a experiência de fruição dos trabalhos visa contribuir para uma sensibilização do olhar, aproximando o público das formas de intervenção urbana que reelaboram, de um modo singular, a paisagem cotidiana.
 
José Raimundo Araújo Júnior
Arte educador, mestrando em Antropologia (UFPB)
 


Um comentário:

  1. A Arte em graffit está se expandindo em São Luis e artistas como OVNI, EDI e GIL Peniel trabalham de forma diferenciada suas ideias. Obrigada por divulgar os nossos artistas maranhenses eles são muito talentosos.

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.