sábado, 5 de maio de 2012

Sermão Antoniológico do velho Moleque

Artistas prestarão homenagem ao Mestre Antonio Vieira
4ª Edição do Sermão Antoniológico do Velho Moleque será dia 9 de maio, no Odylo



A Associação dos Amigos do Mestre Antônio Vieira, em parceria com o Centro de Capoeiragem Matroá e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC/Proex), promoverão a 4ª edição do Sermão Antoniológico do Velho Moleque - em homenagem ao cantor e compositor Antonio Vieira - no próximo dia 9 de maio, às 18h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.
A data marca o aniversário do Mestre Antonio Vieira, que faleceu no dia 07 de abril de 2009. A diretora da Associação Matroá, Nivia Saraiva dos Santos, informa que a 4ª Edição do Sermão Antoniológico “apresentará em vários formatos e linguagens artísticas uma releitura da rica e diversificada discografia de Vieira, interpretada e inspiradora aos novos trabalhos de artistas plásticos, músicos e poetas maranhenses”.


Artes, música e literatura - Integrante da equipe de organização do evento, Lucilene Silva informa que a homenagem terá a participação de Celson Mendes, Célia Maria, Léo Capiba, Claudio Pinheiro, César Peixinho, Airton Marinho, Binho Dushinka e do Professor de Artes da UFMA, Paulo César Carvalho, que coordenará a nova geração Haggi Wilklef, Silvio Renan, Thiago Máci, Edi Bruzaca e Bart Rodrigues. 
“A homenagem foi idealizada por amigos de ‘Seu’ Vieira que comungam da mesma percepção, que é contribuir com o caráter preservacionista de nossa memória cultural, perpetuar essa grande herança, esse legado histórico harmonizado em vários gêneros musicais e divulgar trabalhos de artistas através de sua obra”, disse Lucilene Silva. Ela complementa ainda que “o evento valorizará espaços artísticos, cenários dos nossos representantes culturais permitindo acessibilidade artística”, disse Silva.
A ideia existe desde 2009 e é realizada, produzida, executada e mantida por amigos pessoais, que se reuniam na Banca de Revista de Dácio Melo, na Praia Grande, e parceiros de trabalho do artista que o inclusive elaboraram o projeto que instituiu no ano de 2010 o dia de Tributo à vida e obra do Mestre Antônio Vieira sob a Lei Municipal de nº 5.328 O Sermão Antoniológico do Velho Moleque é uma celebração anual ao rico cancioneiro do eterno Mestre Antônio Vieira.


Fonte Musical - Durante várias décadas, Mestre Antonio Vieira transmitiu mensagens musicadas que re (constroem) fatos políticos, econômicos, sociais, culturais, religiosos... Leituras de vida do povo maranhense de uma forma suave, poética e ao mesmo tempo reflexiva. “A proposta é resultado de pesquisa acadêmica sobre sua musicografia, a abordagem o ratificou incontestavelmente, valiosíssima fonte histórica musical maranhense”, destaca a produtora cultural Nívia Saraiva.
O diretor do Departamento de Assuntos Culturais, Prof. Dr. Alberto Pedrosa Dantas Filho, destaca que “a proposta dessa grande comemoração também é impedir que grandes nomes de nossa cultura não tenham seus trabalhos esquecidos”. Ele completa que “a meta é invadir os palcos do Centro Histórico, fonte de inesgotável inspiração, fazendo ecoar o canto magistral do Mestre Antonio Vieira”, disse Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.