quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Guerra e Paz de Portinari em Fortaleza

Murais Guerra e Paz (Cândido Portinari). Dedicado a humanidade pelo artista , presente do governo brasileiro a ONU.

Em maio tive a oportunidade de fruir de perto os murais Guerra e Paz (14m de altura x 10 de largura aprox. totalizando uma superfície de 280 metros quadrados), último e maior trabalho do pintor paulista Cândido Portinari, na ocasião expostos no Memorial da América Latina. A obra faz parte do acervo da ONU nos Estados Unidos e fica exposto em área restrita ao grande público, no Hall de Entrada da Assembleia Geral.

Desde sua produção entre 1952 e 1956 no estúdio do artista, só havia sido exposto no Brasil em 1956 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, antes de ser embarcado para o exterior. Por conta de uma reforma no na sede da ONU em Nova York e a pedido do governo brasileiro o trabalho está cedida para o Projeto Portinari até agosto de 2013.

Para se ter dimensão da força dos painéis, durante doze dias de exposição no Theatro Nacional do Rio de Janeiro entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011, registrou-se a visita de mais de 44 mil pessoas e mais 6 mil visitaram os murais no Palácio Gustavo Capanema durante quatro meses de sua restauração.

A exposição que vi em São Paulo era gratuita, já contava com os painéis restaurados e cerca de 100 desenhos de estudos preparatórios para o trabalho. Expostos em área nobre do Salão de Atas do Memorial e com grande estrutura didática e tecnológica. Um vídeo com falas de Drummond de Andrade e Milton Nascimento destacava aspectos da obra ou do artista.

A boa notícia é que o governo do Ceará anunciou esta semana que os painéis serão expostos no Centro de Eventos do Ceará, durante o mês de outubro. De lá o trabalho segue para uma itinerância internacional, possivelmente Japão (Hiroshima) e Noruega (Oslo - cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.